Consciência Negra
Professora: Elaine Elizia Z. Serafim
Turma: 4° ano A
Objetivos:
- Repensar valores, por meio de história de origem africana;
- Conhecer as características e influências da diversidade cultural africana;
- Respeitar as diferenças de cor, costumes, crenças e individualidades;
- Compreender a origem do dia da Consciência Negra e sua importância atualmente;
Sequência Didática:
1° Português - Leitura do livro : "As tranças de Bintou" - Sylvia A. Diouf;
2° Foi explorado oralmente aspectos da história, observando detalhes que foram mencionados. Ressaltando os ritos de passagem que fazem parte da tradição cultural africana. A questão do respeito com os mais velhos. Retomar a questão da passagem da criança para adolescência;
3° Interpretação textual em dupla. As questões foram copiadas e respondidas em uma folha almaço, junto com uma ilustração, da parte favorita da história;
4° Os alunos realizaram oralmente a contação da história "As tranças de Bintou". A história foi recontada coletivamente;
5° Jogo pedagógico "SHISIMA", original do país africano Quênia. A professora trouxe um breve histórico do jogo e os alunos construíram o tabuleiro em dupla. Foi utilizada cartolina, papel crepom colorido, cola e tesoura para confecção do jogo;
6° Brincar com o jogo "SHISIMA";
- Repensar valores, por meio de história de origem africana;
- Conhecer as características e influências da diversidade cultural africana;
- Respeitar as diferenças de cor, costumes, crenças e individualidades;
- Compreender a origem do dia da Consciência Negra e sua importância atualmente;
Sequência Didática:
1° Português - Leitura do livro : "As tranças de Bintou" - Sylvia A. Diouf;
2° Foi explorado oralmente aspectos da história, observando detalhes que foram mencionados. Ressaltando os ritos de passagem que fazem parte da tradição cultural africana. A questão do respeito com os mais velhos. Retomar a questão da passagem da criança para adolescência;
3° Interpretação textual em dupla. As questões foram copiadas e respondidas em uma folha almaço, junto com uma ilustração, da parte favorita da história;
4° Os alunos realizaram oralmente a contação da história "As tranças de Bintou". A história foi recontada coletivamente;
5° Jogo pedagógico "SHISIMA", original do país africano Quênia. A professora trouxe um breve histórico do jogo e os alunos construíram o tabuleiro em dupla. Foi utilizada cartolina, papel crepom colorido, cola e tesoura para confecção do jogo;
6° Brincar com o jogo "SHISIMA";
7° Trabalhamos um texto informativo sobre a origem e os motivos que levaram o país elegerem um dia específico à consciência Negra. Após a leitura e reflexão do texto, foi passado 3 questões para fixar o assunto comentado;
8° Leitura de um conto popular nigeriano, comentamos e analisamos suas especificidades compreendendo questões relacionadas aos valores humanos, bem como aprimoramos a capacidade de interpretar questões explícitas no texto;
9° Atividades relacionadas ao conto africano;
10° Leitura do livro: Africanidades - "A história dos Africanos no Brasil";
11° Trabalhamos o gênero textual panfleto, suas características e objetivo. O produto final foi à construção de um panfleto informativo, para aguçar a curiosidade dos leitores em adquirirem ou lerem o livro: "As tranças de Bintou";
12° Trabalhamos questões relacionadas a leitura de gráfico com o contexto "Principais produtos Importados pela África do Sul";
13° Assistimos o filme "KIRIKÚ E A FEITICEIRA";
14° Foi realizada a sinopse do filme, com os fatos importantes e ilustração. (Atividade Individual);
15° Produto final: Confecção de uma boneca com material reciclado, com base na história: "As tranças de Bintou" (atividade em dupla). Foi utilizado garrafa pet, tinta guache, tecidos coloridos, fio de lã preto, roxo, vermelho e barbante cru, fitas coloridas e bolinha de isopor;
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